Como dar voz a uma viagem emocional com ilustração, storytelling e alma portuguesa, sem recorrer a clichés.
Visit Portugal
Tags
copywriting, storytelling, escrita de guiões, narrativa audiovisual
Palácio da Pena, Sintra
Visit Portugal é o órgão oficial responsável pela promoção do turismo em Portugal. É também uma marca que procura, cada vez mais, criar projetos que toquem as pessoas com autenticidade e sensibilidade cultural.
Qual foi o desafio?
O Visit Portugal queria mostrar a diversidade e beleza do país através de um olhar diferente: mais humano, mais sensível, mais real.
Assim, criou um projeto com os Urban Sketchers: um grupo de ilustradores internacionais viajou de norte a sul do país, retratando Portugal à mão livre, nas suas paisagens, cores e detalhes.
O objetivo era traduzir esta experiência visual num guião de vídeo comovente, que captasse o espírito da viagem e provocasse emoção, sem parecer uma publicidade ou folheto turístico.
O que fiz neste projeto
Escrevi o guião completo para o vídeo final.
A partir de notas visuais, entrevistas e testemunhos dos artistas envolvidos, criei um texto com um tom emocional e envolvente.
Produzi os textos para o website do projeto.
Traduzi os esboços e emoções dos sketchers numa narrativa sensorial e cinematográfica, com foco na ligação humana com o território, garantindo coerência com a identidade da marca e os objetivos estratégicos de turismo.
Criei os textos apresentados na exposição Urban Sketchers Symposium no Porto.
O projeto Visit Portugal x Urban Sketchers deu origem a uma exposição internacional, em que contribuí para reforçar a ligação entre território, storytelling e turismo.
Trabalhei em colaboração com a equipa criativa.
Foi necessário alinhar copy, fotografias, ilustrações, notas em bruto dos viajantes, informação turística e combinar estrategicamente estes fatores num produto final que reforçasse a identidade emocional de Portugal.
Ver o vídeo
O filme convida a ver Portugal com outros olhos: não como um destino turístico, mas como um lugar vivido e sentido.
O storytelling trouxe densidade emocional ao vídeo, reforçando a autenticidade da campanha e elevando a marca Portugal como um país que se sente e se visita com tempo, dando um especial palco aos artistas que o desenharam.
A forma como conduz o espectador, despertando curiosidade e sentimento em cada frase, demonstra não só domínio da linguagem, mas também um raro talento para o storytelling. O seu trabalho elevou a componente narrativa do projeto, tornando-o mais completo, memorável e comovente.
António Gaspar, Head of Brand Operations, Visit Portugal