Como transformar um conceito estratégico em palavras que posicionam uma marca para o futuro.
Fidelidade
Tags
Copywriting, Brand Voice, Manifesto de Marca
A Fidelidade é a seguradora líder em Portugal, com um interesse estratégico crescente na área da longevidade e com o seu impacto na sociedade.
Qual foi o desafio?
A Fidelidade queria afirmar-se como uma marca com um compromisso real com a longevidade, não apenas enquanto pilar de negócio, mas como causa mobilizadora.
Sugeri a criação de um manifesto de posicionamento, capaz de unir diferentes equipas e áreas da empresa e clientes sob um propósito comum: ajudar as pessoas a viver mais, e melhor, em todas as fases da vida.
Ao contrário de informação de oferta e produto, o manifesto precisava de ser inspirador e estratégico.
O que fiz neste projeto?
Escrevi o Manifesto da Longevidade.
Um manifesto é mais do que um simples texto. Com uma forte base de storytelling e uma componente de oferta de negócio, criei uma narrativa poética com exemplos práticos que aproximassem o tema da audiência.
Criei a Visão e Missão da área de Longevidade.
Mais do que parlapiés inspiradores, desenvolvi enunciados estratégicos com aplicabilidade real, capazes de orientar decisões, dar coerência à comunicação e reforçar o propósito da área junto de diferentes stakeholders.
Participei no alinhamento estratégico e emocional.
Ao longo de várias sessões de cocriação com a liderança, alinhei mensagens, refinei ideias e assegurei que o conteúdo final refletia tanto a ambição institucional como a sensibilidade necessária ao tema da longevidade.
Contribuí para reforçar o posicionamento de marca da Fidelidade.
Através de uma narrativa clara e responsável, contribuí para que a marca se destacasse como voz relevante num tema complexo. com autoridade, empatia e visão de futuro.
O manifesto ajudou a consolidar a Longevidade como prioridade estratégica da Fidelidade.
Tornou o tema mais próximo, mais humano e mais acionável, reforçando o papel da marca como agente de mudança positiva na vida das pessoas. Acima de tudo, contribuiu para orientar o posicionamento da Fidelidade como referência no debate sobre o que significa a longevidade, reforma e envelhecimento.
Obrigada à Rafaela pelo trabalho incrível com o Manifesto da Longevidade. Por perceber sempre tão depressa (e tão bem) os desafios, pela sua magia a transformar ideias em palavras e por reconhecer que, quando falamos com pessoas, as emoções contam sempre. O Manifesto da Longevidade que criou é inspirador e vai ressoar no tempo e através das gerações.
Mafalda Honório, Head of Longevity, Fidelidade